Menú

 photo barraskinny-08_zpsf388a0c0.jpg  photo barraskinny-11_zps99af8e93.jpg  photo inspirar-12_zpsa1a1b264.jpg

Saborear

Le Moustache Smokery

Primeiro ponto positivo: fica TÃO perto de casa que parece que fui jantar à varanda. 
Segundo ponto positivo: dá para reservar por mensagem privada pelo facebook. 
Terceiro ponto positivo: fui MUITO bem acompanhada!
Quarto ponto positivo: a comida é ótima. o vinho também (e não é caro...)

Além disto, tem muita variedade, o espaço é giro e o chef é um ex-masterchef! 

Entradas

Chicken wings
Camarão envolvido em vitela

Camarão à bulhão pato com alho fumado
Nas carnes optámos por três cortes e assim dividimos por três. Não comemos muito e, por isso, ficámos satisfeitas. Mas o ideal será partilhar a dois: sausage, pastrami e schnitzel.



LeMoustache Smokery
Onde? Praça das Flores, 44
Quanto? Entre 15 a 20 € p/pessoa
E estão no social? Sim, aqui


A minha lancheira nova
Uma das prendas que pedi para o meu aniversário foi uma lancheira. Isto, porque sou fã das marmitas e raramente falho em trazer uma. Primeiro, por ser mais económico; segundo, por ser mais saudável. Mas, há muito tempo, que a minha primeira lancheira se tinha desfeito (uma má compra) e estava mesmo a precisar de uma nova. 

O meu irmão e a namorada acharam que seria uma boa prenda e responderam ao meu pedido: tenho uma lancheira nova que, além de ser a minha cara (rosinha) e servir até como acessório, é prática e funcional. Arrisco-me a dizer que foi a melhor prenda que recebi (ou quase...)

Lancheira: Smart Lunch



É aqui que se percebe o quanto sou de extremos: exijo muito, mas também sou feliz com tão pouco. E a minha lancheira nova deixou-me mesmo muito feliz! 



Só nestas alturas é que não me importava de ser vegetariana
Eu adoro comer, isso já é sabido :) Também adoro experimentar receitas, pratos e sabores novos. Vi esta receita no blog Frederica e com alguns twists decidi experimentar:

Rigatoni com pasta de brócolos e alho, nozes e manjericão



É uma receita que tem tanto de simples como de saborosa:

  • Cozer os brócolos, juntar alho e azeite e triturar tudo
  • Cozer a massa al dente
  • Envolver bem a massa com a pasta
  • Juntar as nozes e o manjericão


Ficou ótima e saudável :)

A Laura também cozinha #7
Como trago quase sempre marmita para o trabalho gosto de cozinhar ao jantar algo que dê para trazer ao almoço... Aliás, já falei sobre isso mesmo aqui. O feijão é um dos alimentos ideais para usar nestas situações, já que fica delicioso mesmo quando se aquece no dia seguinte :) 

A receita de hoje é: peito de frango grelhado com quinoa, feijão preto e manga 



  1. Uso esta receita para preparar a quinoa. 
  2. Tempero o peito de frango com limão, sal e manjericão e grelho sem gordura
  3. Uso feijão preto de lata (compal), deixo refogar em azeite e alho e acrescento pimenta.
  4. No prato do jantar acrescentei a manga (verde, verde) para dar um sabor mais fresco ao prato; no do almoço retirei a mangda porque já levo assim prontinho para ir ao microondas. 
DELICIOSO e rápido de preparar ;) 


Mercado de Algés

Ontem jantámos no (novíssimo) Mercado de Algés. Primeiro, é um filme estacionar. Não acredito que seja propriamente pelo mercado, mas talvez por ser ali uma zona muito residencial. Demorámos um bom bocado, mas lá conseguimos. Depois, é outro filme para arranjar mesa. Este mercado renovado é novíssimo e toda a gente gosta do que é novo. A nossa sorte foi que uma de nós chegou primeiro e guardou mesa. O espaço é demasiado apertado e demasiado barulhento. Ela lá arranjou mesa num espaço mais sossegado onde (percebi) de dia funcionam outro tipo de barraquinhas que estão fechadas à noite. 

Íamos com a ideia de comer no Sushic! E não mudámos de ideias. Vimos que era caro e pouco, mas não desistimos. São poucas peças (11) por 14 euros. Mas vale a pena. Para mim, o Sushic vale sempre a pena! Já fui ao restaurante de Almada e repito as vezes que forem precisas para dizer sempre que é ótimo. Mas pronto, fiquei com fome. Acabei por comer uma fatia de pizza (nada de especial) apenas para me sentir satisfeita. A oferta não é muita, mas pareceu-me boa. O Atalho do Mercado chamou-me à atenção, tinha ótimo aspeto e hei-de lá voltar para experimentar. O Walkamole (comida mexicana) também não me sai da ideia. E o NaTábua não desilude (quem estava comigo experimentou o hambúrguer de salmão em bolo do caco acompanhado de batata doce e diz que gostou!). 

Menu Fusão 11 peças - Sushic

As bebidas servem-se à parte. Ouvi dizer que é suposto haver serviço de mesa para esta parte, mas não vimos nada disso. Tivemos de ir lá pedir e fomos muito bem servidos. As pessoas são super simpáticas nesta área, despachadas e os preços em conta. Bebemos Monte Velho fresquinho e soube muito bem. 



Mesmo com as partes menos boas, eu gostei de lá ir. Sou fã deste tipo de mercados. E fiquei com vontade de voltar, quanto mais não seja para provar o que ficou por provar. Se for com a mesma companhia, melhor! :)




O Paparico
É raro ouvir falar do Paparico. E não entendo porquê. É caro, é certo. Mas é maravilhoso. O espaço, a comida, o atendimento... Tudo tem qualidade e quando assim é, pagar mais, custa menos! Juntar o rústico ao clássico não é fácil e aqui conseguem-no na perfeição!

O Paparico fica no Porto, numa zona não tão bem localizada quanto outros restaurantes, mas muito central. É meio escondido, funciona à porta fechada e só abre quando se toca à campainha (aliás, só funciona com reservas!). Como está sempre cheio, aconselho reserva com antecedência. Tem uma sala comum e duas salas isoladas. Ficámos numa dessas, onde janta normalmente o Pinto da Costa, disseram-nos! E, sinceramente, preferia ter jantado na sala comum. Ir jantar fora também é ver e ser visto.

Depois, a comida... Quando chegamos, as entradas estão dispostas na mesa. Mas não comemos sem antes o nosso empregado nos explicar tudo a que temos direito: bacalhau, queijo da serra, presunto, foie-gras, tostas de funcho e um pão delicioso. 



Eu optei pelo camarão em crosta de broa como segunda entrada, os meus pais pelas vieiras (divinais!). 




Antes de chegar a hora da refeição propriamente dita, um corta sabores que não me importava nada de repetir. 



Não decorei o nome do prato principal. Sei que era vitela com cogumelos e um puré com broa e cebolada. Qualquer coisa entre o caseiro e o requintado, mas ainda mais especial.



A tarte de limão descontruída é de chef e fantástica! O leite creme maravilhoso e o bolo de chocolate de comer e chorar por mais.









Vale bem a pena o dinheiro que se gasta aqui. Pelo menos, para pessoas como eu, que acreditam que estas experiências nos enriquecem. Tanto no corpo como na alma!


O Paparico Restaurante
Rua de Costa Cabral 2343, 4200 - 232 Paranhos - Porto
Aberto todos os dias ao jantar
Preço Médio: 30 € p/pessoa 

A melhor francesinha do mundo
Há uma discussão constante sobre onde se come a melhor francesinha do Porto, que sendo uma comida tão portuense, será pela lógica a melhor francesinha do mundo! Em primeiro lugar tenho de dizer que sou fã. E, portanto, já experimentei várias. Não sou muito esquisita. Há algumas que não sendo tão boas, me deixam satisfeitas na mesma. Há outras que quase se comparam. E, depois, há a melhor do mundo!


A melhor do mundo é a do Café Santiago no Porto, mesmo em frente ao Coliseu. Com 10 euros faz-se uma refeição de comer e chorar por mais. O espaço tem muito que se lhe diga. Não é confortável como um restaurante mas é até mais do que um snack bar se propõe a ser. Se forem à hora de almoço ou de jantar, o tempo de espera é seguramente elevado. O ideal é ir por volta das quatro da tarde como fomos ontem. Sentar, comer e apreciar! 

Quanto à francesinha, em si, tem o molho apurado no ponto certo. Picante, mas não demasiado. Nem aguado nem grosso demais. Perfeito! O queijo é delicioso e parece quase mozzarella de tão derretido que está. O pão é tostado, o bife tenrinho, a linguiça picante e a salsicha fresca tão fresca como se pede. Aconselho os de fora a experimentar e os do Porto a dizerem-me quais são os seus sítios favoritos! 

Eu marmito, tu marmitas, ele marmita...
Podia ser um verbo de tão comum que se tornou. São muitos mais, hoje em dia, os que levam a comida na marmita para o trabalho do que os que optam por restaurante ou cantina. É mais económico, mais saudável e, na maior parte das vezes, mais saboroso. Mas também é mais cansativo... Já não me bastava ter de pensar todos os dias no que vou fazer para jantar ainda tento variar no que levo para o almoço. Nem sempre é possível, mas vale a pena. 

Deixo-vos algumas ideias de refeições (práticas e simples) que podem levar na marmita (esta expressão continua-me a soar mal de cada vez que a escrevo/digo, mas também lhe acho uma certa piada): 

Espetada de peru (já preparada) grelhada com brócolos cozidos.

Panado de frango  (já preparado) no forno com couve flor cozida e depois gratinada com queijo mozarella. 

Esparguete integral com atum, tomate cherry e manjericão. 
Casa Vasco
Sou fã do grupo Cafeína. Adoro o sushi do Terra, a elegância do Cafeína e arrisco-me a dizer que o Portarossa é (depois do desaparecimento do Shis) o meu restaurante de eleição. Mas, há certos momentos em que só a Casa Vasco faz sentido... Como no domingo, depois de uma tarde na esplanada da Praia da Luz a aproveitar os primeiros raios de sol e a primeira subida de temperaturas que a primavera nos ofereceu. Depois disso, não há nada que me saiba melhor do que um lanche ajantarado, uma refeição fora de horas. E aqui, nestes momentos, só a Casa Vasco está à altura do que poderíamos pedir... 

Rolinhos de alheira com chutney de manga


Ovos rancheros

Quesadillas de camarão

Tacos mexicanos

Cheesecake de chocolate

Vinho maduro branco - Pousio 

Ainda comemos uns pregos no pão com uma mostarda dijon picante que estavam divinais... Mas não fui a tempo de fotografar.
Gosto da comida, da bebida e do espaço... Gosto da localização e do ambiente. E gosto que, de cada vez que lá vá, fique ainda com mais vontade de regressar de tão boa que é (sempre) a experiência!

Tappas Café Matosinhos
Já tinha experimentado o de Gaia e como me diverti mais do que comi, quis tirar a teima no de Matosinhos. Chego à conclusão que se a intenção for comer uma boa e tradicional francesinha, este NÃO é o sítio. O molho é pouco apurado e dá mais a sensação de estarmos a comer uma lasanha do que uma francesinha. De qualquer forma, continuo a adorar o conceito, o espaço e acho que é muito bom para um convívio entre amigos. Tem outros pratos como o prego no prato com molho de francesinha que é muito elogiado. Acho que à terceira é de vez e vou experimentar esse!






À chegada colocam-nos um pratinho na mesa com entradas. Nada caro e tudo delicioso, desde o presunto às pataniscas, passando pela broa, não fosse ter azeitonas e eu não gostar!!!

No fim, o "xiripiti" é oferta da casa e vem com ou sem álcool. 



Queria só acrescentar que, talvez, a minha opinião não seja regra. Liguei às sete da tarde a tentar reservar uma mesa para dois e já não aceitavam reservas. "Só se vier agora", responderam-me. Fomos, comemos e serviram-nos muito bem. Mas francesinha... é no Santiago e pouco mais! 
Podia viver só de brunch(es) #2
Ponte da Barca, para mim, é em primeiro lugar sinónimo de família. Depois de romaria. A seguir, de presunto, arroz de feijão, panados, vinho verde, caipirinhas e comida da avó. Quem diria que Ponte da Barca fosse sinónimo de brunch?

E ainda por cima dos melhores que já conheci... Experimentámos o brunch do Vila Gourmet, que por ser ao sábado foi só para nós e isso tornou-o mais especial!

A mesa era só nossa. Ali já estavam colocados os sumos de frutas, iogurte, frutas, pão, queijos, presunto, fiambre, queques, croissants, compotas e mel, cereais, muesli, leite e café.









Depois, vieram os waffers e os crepes quentinhos e tão, tão saborosos!


Tivemos, ainda, direito a scones. Tão caseiros e com um sabor divinal!


Depois disto tudo, ainda havia sopa (não quisemos, excepto para a Bé que teve direito a uma sopa especial para bebés mas que só queria comer da nossa comida) e uns ovos mexidos com cebolinho igualmente fantásticos. 

Quem diria que Ponte da Barca seria sinónimo de brunch? Mas é e maravilhoso

Horário: o brunch é no primeiro domingo de cada mês, mas por marcação pode ser ao sábado ou domingo
Preço: não quero errar quando digo que foi 15 euros porque foi por marcação, mas já não tenho a certeza
A Laura também cozinha #6

Empadão de brócolos e couve flor com atum




Esta receita foi inspirada aqui, mas optei por fazer algo ainda mais simples. Como tenho chegado a casa tardíssimo e aproveitado a hora de almoço para preparar tanto o almoço como o jantar, tenho mesmo de optar por receitas rápidas e práticas ;)



Melhor, ainda, é que esta receita não leva hidratos de carbono! Por isso, é ideal para quem já anda nas famosas "operações verão"...

  1. Cozer brócolos juntamente com couve-flor. Temperar com sal e pimenta. 
  2. Triturar os brócolos e a couve-flor.
  3. Dispor uma camada deste puré numa travessa para ir ao forno. 
  4. Cobrir com atum (1 lata).
  5. Dispor mais uma camada do puré de brócolos + couve-flor.
  6. Espalhar queijo mozarella light e levar ao forno a 200º por 10/15 minutos até ficar gratinado.
O resultado é uma delícia e é também ótimo para levar numa marmita para o trabalho. Aquece rapidinho e mantém-se delicioso! 

(O puré de brócolos e couve flor pode ser usado como acompanhamento em várias refeições sem hidratos de carbono. É um substituto muito saboroso.) 


Ementa para o almoço? Sushi!
Sou fã de sushi desde sempre. Comecei a comer, ainda pequena, quando o meu pai regressou de uma viagem a um país asiático (já não consigo dizer qual...) e nos levou a experimentar! A moda de comer sushi trouxe duas coisas. A má é que muitos sítios prometem o melhor sushi ao melhor preço e acabamos por comer fushi (a versão rasca do sushi). A boa é que em muitos sítios por preços acessíveis é possível comer bom sushi (não o melhor, mas um que nos encha as medidas!)

É isso que acontece no Two:su.shi na baixa do Porto: uma boa relação entre qualidade e preço. Fomos lá parar por acaso e não decepcionou! Recomendo a hora de almoço, já que o preço varia (e muito) para o jantar. Entre o 12h00 e as 15h00 é possível escolher entre vários menus. Nós optámos pelo Menu 2: 16 peças de sushi e sashimi + crepes de legumes ou sopa miso + bebida por 11.5€.

Valeu a pena:



Privilegiarem o salmão no freestyle é um ponto muito positivo para mim que adorooo salmão. Algumas peças são de camarão panado (parece que adivinham!) 

O espaço é pequenino, mas muito giro e acolhedor. O ideal é almoçar a dois (e reservar primeiro porque a possibilidade de chegar e não haver mesa é grande!). O Two:Su.shi fica mesmo na baixa do Porto, pertinho do Túnel de Ceuta. Ideal para quem quer ir passear pela linda cidade do Porto depois de um almoço delicioso!

  • Onde? Rua Picaria, nº30 Porto
  • Número? 220931884
  • Preço Médio? entre os 10 e os 20 euros. depende do pedido e da hora. 
Podia viver só de brunch(es) #1
Sou fã de brunches! Primeiro, porque me parece quase um pequeno-almoço de hotel e sempre fui louca por pequenos-almoços de hotel. Segundo, tem ainda a conveniência de durar até meio da tarde e não me obrigar a sair da cama cedo. Terceiro, quando se vai a um brunch, já se sabe que se vai demorar, é suposto estar na conversa, aproveitar. Portanto, ninguém estranha se ocuparmos a mesma mesa mais tempo do que devíamos. É o suposto!

Já experimentei alguns brunches, mas hoje deixo-vos com a minha opinião do brunch do Choupana Caffe, em Lisboa. O sítio tem pinta e tem estilo. E isso, só por si, já é meio caminho andado. Adoro os quadros que eles têm pendurados nas paredes com frases inspiradoras ou humorísticas. Depois, adoro todo o amor à Nutella que se respira mal se entra no espaço. E, por fim, adoro a decoração. Nunca estive em Nova Iorque, mas dizem que é quase como se entrasse num café nova-iorquino, só que no centro de Lisboa.



 Fotos: Facebook Choupana Caffe



Mas, vamos ao que interessa:

Todo o brunch é feito de decisões... E complicadas! A primeira grande decisão está entre escolher o capuccino e um sumo de laranja ou o iogurte com dois toppings. Difícil porque os iogurtes do Choupana são deliciosos. De qualquer forma, eu fui pela primeira opção: capuccino + sumo de laranja natural. Pequeno-almoço tem de ter cafeína!


Depois, um cesto de pão variado (fenomenal) e outra decisão: croissant ou scone? Eu provei os dois e são igualmente bons. Mas entre a espada e a parede... escolho o scone porque é mesmo muito, muito bom! 





Terceira decisão: o prato dos salgados. Sei que há três opções, mas acabámos por nos focar apenas em duas. Pode-se escolher, então, entre prato com fiambre, queijo da ilha, salmão fumado com molho de aneto, salada de rúcula e ovos mexidos ou prato com selecção de queijos (requeijão, queijo fresco, queijo gruyene e queijo da serra), fruta (melão, framboesas e manga), salada de rúcula e ovos mexidos.  



Ainda temos direito a um brownie, mas acabei por trazê-lo num saquinho para casa. Já não havia barriga para mais. Há, também, a opção de pedir panquecas, mas por um preço extra. 



Tudo isto por 14.50 €. O que pode até parecer muito, mas tendo em conta que é um 2 em 1: pequeno-almoço + almoço... acho que vale bem a pena! No Choupana só têm brunch ao sábado e domingo, mas qualquer dia é bom para experimentar as mil e uma outras coisas maravilhosas que existem por lá. 


A Laura também cozinha #5
Panquecas saudáveis e pouco calóricas
(E uma receita tão simples que se resume (quase) a quatro passos:)


1.




2.


3. 


4.



Eu sabia que dias bons estavam a caminho (passaram foi rápido!)
Na sexta-feira partilhei uma fotografia no facebook do blog com um pensamento que tenho muitas vezes. Acontece-me sempre que se aproximam dias bons, coisas boas, momentos e épocas maravilhosos. Não sei se sou mais feliz nos dias que antecedem esses tempos de alegria ou enquanto duram os mesmos. 

O fim-de-semana é sempre uma coisa boa, uma série de momentos felizes, em que tento estar com todas as pessoas de quem sinto falta. Depois, há fins-de-semana melhores do que outros. Em que juntamos a família e amigos (no fundo, eles também são família que escolhemos) matamos saudades e ainda consolamos a barriga. Ficam as fotografias só do jantar. E a promessa, que da próxima vez, filmamos o convívio. Ainda não consegui decidir qual é a parte melhor. 



Cozido à Portuguesa

Rojões e costelinhas

Arroz de Frango


A Laura também cozinha #4
Cogumelo recheado com ricotta e presunto

(Não sei quantas vezes já disse isto, mas eu adoro comer. Mesmo! E estou a aprender que é possível comer-se bem se nos empanturrarmos de calorias desnecessárias. Portanto não chamo a isto dietas, mas sim comer melhor)

1. Limpar bem os cogumelos (pode até ser com uma colher). Levar ao forno a 200ºC por dez minutos.






2. Juntar o queijo ricotta e levar ao forno por mais dez minutos.



3. Acrescentar presunto e levar ao forno por outros dez minutos.
























4. Finalizar com manjericão e está (delicioso) pronto a servir




A Laura também cozinha #3
Massa tropical






Ingredientes:

Massa rigatoni: 



Meio peito de frango e um abacate maduro (este estava mais para o verde e não fica tão bom!):

 Duas mãos cheias de folhas de espinafre:


Um quarto de ananás:


Receita: 

  • Num wok, juntar um dente de alho com gengibre e um fio de azeite
  • Colocar o frango e juntar pedaços de bacon
  • Quando o frango e o bacon estiverem cozinhados, adicionar o espinafre
  • Por fim, juntar a massa já cozida, o abacate e o ananás

Uma delícia e ainda deu para levar na marmita para o dia seguinte! 





A Laura também cozinha #2
Bife de perú com mostarda e beringela gratinada

  • Cortar a beringela em rodelas, temperar com sal, pimenta e azeite. Levar ao forno por 20 minutos.

  • Cobrir com queijo mozarella ralado e levar, novamente, ao forno por mais 10 minutos. 


  • Grelhar o bife de perú. Barrar com uma colher de mostarda e acompanhar com a beringela gratinada e tomate cherry temperado com azeite e oregãos. 





A Laura também cozinha #1
Bife de Frango com cogumelos salteados

  • Usar cogumelos frescos (fundamental!)





  • Saltear os cogumelos com azeite, uma pitada de sal e uma pitada de piri-piri 



  • Grelhar o bife de frango e está feito! Ideal para levar para o trabalho nas cada vez mais usadas marmitas. 



Montaditos aprovados
Depois de uma descoberta tardia do mundo dos Montaditos em Madrid, que me levou a tornar-me numa verdadeira fã, resolvi experimentar os ditos cujos no São João. A mística não é a mesma. O ambiente dos Montaditos em Madrid é algo muito singular, muito próprio. Até o cheiro é diferente... O do São João não tem este espírito. Mas compensa na comida. Conseguem manter a mesma qualidade que no país de nuestros hermanos, com excepções à regra. Assim, como são tantas opções, é uma questão de ter alguma sorte no momento da escolha.
Eu fiz uma refeição a duas, completamente partilhada, e fica aqui o nosso ranking:

Salmão fumado com queijo creme

Bacon com queijo ibérico
Frango, cebola, alface e molho caesar
Queijo cabra, cebola crocante e mel
Presunto, tomate e pesto em pão chapata













Frango com mistura de couves
Um dos maiores problemas em tentar cozinhar de forma saudável é a falta de tempo que na maior parte das vezes tenho para preparar os pratos. Às vezes, é preciso fugir um pouco às regras mais rígidas... 

Por isso, hoje deixo-vos uma receita rápida, simples, económica e, também, saudável (ainda que não tanto como eu gostaria):


  1. Cortar a couve branca e roxa em juliana.
  2. Cozer em água a ferver durante 2/3 minutos.
  3. Aquecer um fio de azeite com dois dentes de alho.
  4. Adicionar a couve, envolvendo-a no azeite; temperar com sal e alho moído.
  5. O frango é do churrasco, sem molho e o ideal é tirar a pele antes de comer. 
Acompanhar com água e finalizar com uma gelatina de morango sem açúcar. Que tal, aprovam a receita?  


Se eu disser que #comerebeber faz tanto parte da minha vida como respirar, não o vejo como um exagero! Entre refeições mais calóricas e outras mais saudáveis, este espaço é sobre comida. Admito, nunca poderia ter um blog se não tivesse um espaço assim... 

Sem comentários:

Enviar um comentário